Time Gesep é finalista do Energinn MIT 2023

Postado em 18/dez/2023

É com grande satisfação que anunciamos que o Aplicativo Estimate do GESEP, coordenado pelo Prof. Heverton Pereira do Departamento de Engenharia Elétrica da UFV, e o liderado pelo estudante de Ciência da Computação da UFV Marcelo Nascimento foram selecionados entre os oito finalistas do programa Energinn MIR REAP Rio do ano de 2023. A cerimônia de premiação aconteceu no ultimo dia 14 de dezembro na cidade do Rio de Janeiro. O prof. Heverton Pereira representou a equipe no evento, onde foram anunciados os finalistas.

Segundo ele, “foi um momento de muita espectativa, pois os finalistas eram anunciados, e tinham que fazer um pitch de 5 minutos para uma seleta plateia formada por empresários, lideranças da área de energia, startups, e outros agentes do setor, foi um momento que o coração deu uma acelerada”. O Marcelo Nascimento acompanhou pelo Youtube destaca que “Foi uma experiência incrível acompanhar a transmissão do Demoday e assistir pitch do ESTIMATE. Ver a apresentação do nosso projeto entre os selecionados foi um momento de pura emoção e realização. A jornada de desenvolvimento do aplicativo é desafiadora, mas acredito firmemente em seu potencial impacto positivo. Ver o reconhecimento durante a transmissão foi a validação do nosso trabalho árduo e dedicado. Estou empolgado com a oportunidade de levar o ESTIMATE adiante, contribuindo para a acensão da energia renovável por meio da tecnologia”.

O processo iniciou a 9 meses com 600 pessoas, onde foram realizados treinamentos em diferentes áreas do conhecimento relacionado a inovação e empreendedorismo. 31 equipes avançaram para a ultima fase, que foi reduzida para 16 semifinalistas, e finalmente foram selecionados os 8 finalistas.

A Energinn

A revolução digital, impulsionada pela internet, não só moldou significativamente o nosso mundo, mas também sinalizou o início de uma jornada igualmente impactante nos próximos 20 anos – a transição energética. Em resposta a esse desafio e oportunidade, o MIT REAP Rio reuniu líderes do ecossistema para transformar o Rio de Janeiro na capital da inovação e transição energética.

Energinn: Rumo à Transformação do Setor Energético

No epicentro dessa transformação encontra-se a Energinn, uma iniciativa destinada a revolucionar o setor energético. A Energinn busca redefinir o paradigma energético,  sendo Rio de Janeiro para a posição de referência global em inovação sustentável.

Estimate: Dimensionando o Futuro da Energia Solar

Nesse contexto dinâmico, destaca-se o Estimate, um aplicativo inovador de dimensionamento de energia solar fotovoltaica.

Download Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.developer.gesep.estimate&hl=pt_BR&gl=US

EstimateWeb: https://www.estimate.gesep.com.br/

Desenvolvido para aqueles que aspiram adotar sistemas de energia solar em suas residências, o Estimate oferece uma solução fácil e eficaz para a redução de custos energéticos, investindo em energia limpa e sustentável.

Ao proporcionar uma análise detalhada do investimento, o Estimate não apenas dimensiona o sistema solar ideal para a residência do usuário, mas também fornece informações cruciais sobre o retorno do investimento e o período estimado para tal. Baseando-se na média diária de consumo de energia e considerando a variedade de produtos disponíveis no mercado, a ferramenta orienta os usuários na escolha dos componentes ideais.

Reconhecimento do GESEP: Finalistas Exclusivos de Minas Gerais

A qualidade e inovação do Estimate não passaram despercebidas. É com orgulho que destacamos que o GESEP é o único representante de Minas Gerais entre os selecionados.

Essa conquista ressalta não apenas a excelência da iniciativa, mas também a posição de destaque em inovação em energia. O GESEP, ao lado de líderes de outros estados, está moldando o futuro da energia no Brasil.

Conclusão: Rumo a uma Era Sustentável

À medida que o mundo avança em direção a uma era mais sustentável, iniciativas como a Energinn e ferramentas como o Estimate desempenham um papel fundamental na transformação do setor energético. O reconhecimento do GESEP como finalista é um testemunho do compromisso e da inovação que Minas Gerais traz para a busca por soluções sustentáveis.

Em última análise, a transição energética não é apenas uma necessidade, mas uma oportunidade para criar um futuro mais verde e eficiente. Com líderes como a Energinn e finalistas como o GESEP, o Brasil está na vanguarda dessa jornada transformadora, pavimentando o caminho para um amanhã mais sustentável.

Na foto abaixo, na esquerda o estudante da ciência da computação Marcelo Nascimento, e na esquerda o Prof. Heverton Pereira da Engenharia Elétrica.