Parceria UFV-CEFET-UFMG celebra o aceite de novo artigo sobre Conversores Modulares Multiníveis

Postado em 27/nov/2017

Os Conversores Modulares Multiníveis – MMC vêm ganhando uma relevância notável no cenário da Eletrônica de Potência por conta da crescente utilização de energia renovável (eólica e fotovoltaica, principalmente) e da necessidade de transmissão em corrente contínua em níveis elevados de tensão e potência, utilizando dispositivos semicondutores de média tensão. Outras duas aplicações em que os MMCs têm um grande nicho de aplicação são, o acionamento elétrico em média tensão e níveis de potência da ordem de MW e aplicações de estabilização de sistemas de energia através de STACOMs baseados nesta topologia.

Segundo o Prof. Seleme Isaac Seleme Junior, membro do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UFMG, os pesquisadores do GESEP capitaneados pelo professor Heverton Pereira e tendo forte contribuição do doutorando Allan Cupertino do CEFET-MG, vem produzindo pesquisa de alto nível e dando contribuição ao estudo de MMCs em diversas aplicações, inclusive em STATCOMs. O trabalho recém aceito para publicação no Journal of Control, Automation and Electrical Systems, apresenta uma metodologia para o projeto de tais dispositivos para compensação de sequência positiva e negativa numa topologia Double Star Chpper Cell. Este trabalho ao qual eu dei também uma parcela de contribuição através numa profícua colaboração com o grupo através da orientação, junto com o professor  Heverton, do Allan é sem dúvida uma de muitas publicação sobre o tema e marca a consolidação de um trabalho de fôlego que recém se inicia e que dará muitos bons frutos.

Segundo o Prof. Heverton Pereira, várias empresas como a ABB já produzem conversores modulares multiníveis para aplicações em média e alta tensão. A grande novidade introduzida em nosso trabalho foi considerar o efeito das redes elétricas desequilibradas no projeto do conversor. Acreditamos que essa contribuição irá ajudar as empresas a obter produtos com um correto design, através de equipamentos de elevada confiabilidade para auxiliar a rede elétrica em momentos de distúrbios. Este trabalho contou com a colaboração do graduando João Matos de Farias da UFV e do Prof. Remus Teodorescu da Aalborg University. Como ganho final, o fortalecimento da cooperações entre as instituições é o maior legado.

O artigo intitulado DSCC-MMC STATCOM Main Circuit Parameters Design Considering Positive and Negative Sequence Compensation pode ser acessado através do link: http://rdcu.be/ybCV

PCS 6000 2Fonte: http://new.abb.com/facts/statcom