Postado em 03/ago/2017
No contexto atual da geração distribuída, a energia fotovoltaica tem ganhado destaque. Os conversores eletrônicos desempenham um papel fundamental nos sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Para que possam ser comercializados, os conversores estáticos devem ser testados e certificados de acordo com as normas vigentes. No Brasil, é necessário que estes conversores recebam o selo de qualidade do INMETRO. Contudo, existem poucos laboratórios com autorização para realizar o processo de certificação.
Neste contexto o LCCE/UFMG e o Gesep estão trabalhando no desenvolvimento e aperfeiçoamento de emuladores de painéis fotovoltaicos. Uma pesquisa da parceria acabou de ser aceita para publicação no Journal of Control, Automation and Electrical Systems. O trabalho é intitulado: Modeling, Design and Control of a Solar Array Simulator Based on Two-Stage Converters, e poderá ser acessado gratuitamente pelos próximos dias pelo link:
Segundo o Prof. Victor Flores: “a publicação do artigo consolida um trabalho que vem sendo desenvolvido no LCCE em parceria com o GESEP há aproximadamente três anos que já resultou na dissertação de mestrado do pesquisador Allan Fagner Cupertino e mais duas monografias de graduação. Esse projeto representa um esforço para desenvolvimento de tecnologia nacional para testes de inversores fotovoltaicos, um componente de suma importância para esses sistemas, consequentemente, corroborando para o aumento do uso dessa fonte de energia no nosso país. O empenho dos pesquisadores envolvidos, além do apoio financeiro do Cnpq, resultaram em um protótipo funcional com possibilidades infinitas! “
A foto abaixo exibe o equipamento desenvolvido.