Postado em 21/jul/2022
A Gesep mais uma vez se consolida como uma “fábrica de campeões” da eletrônica de potência mundial. Dessa vez uma parceria improvável entre um mineiro, João Victor França, de Montes Claros, estudante de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Viçosa, e um baiano, William Amorim, de Caetité, receberam o prêmio de segundo melhor trabalho da IAS Zucker Design Contest Results 2022. Essa importante premiação do IEEE, organizado pela sociedade de Aplicações Industriais (IAS), avaliou os projetos de estudantes de graduação.
O trabalho dos brasileiros é intitulado: “ReliaBat: Reducing the cost and time to market of full modular battery energy storage systems”, e subiu ao pódio ao lado de dois outros trabalhos de pesquisadores chineses. Mais informações no link: link: https://ias.ieee.org/images/files/CMD/2022/CMD_Contests2022/Zucker_Design_Contest_Results_2022.pdf
Destaca-se que esse projeto foi desenvolvido em parceria com o LEACOPI em um projeto de iniciação científica no CEFET-MG. Além da premiação, o trabalho alcançou uma publicação no periódico Eletrônica de Potência, publicado também esse mês:
https://sobraep.org.br/site/uploads/2022/07/template_sobraep_REP2021_0035.pdf
João Victor descreve seu sentimento ao saber do resultado: “Fico muito feliz com o resultado obtido nessa premiação, pois foi um projeto que necessitou de muita dedicação, e que se não fosse pelo GESEP como um todo, não seria possível. Me lembro da satisfação que senti quando obtivemos os primeiros resultados experimentais do ReliaBat, após bastante tempo trabalhando nas simulações e na confecção das placas.” Ele destaca ainda que: ” Acredito que o principal motivo de atingirmos tal resultado é a busca pela excelência em todas as atividades realizadas, além do companheirismo entre os membros, que é algo característico do nosso grupo. Essa conquista é um sinal de que estamos no caminho certo e espero poder contribuir ainda mais para futuras conquistas do nosso grupo.”
Com um pensamento alinhado a fala do João Victor, o Especialista Senior do Gesep William Caires destaca que: “Este trabalho é uma coroação do espírito de grupo do GESEP, em especial dos membros envolvidos na confecção da PCB, até a obtenção dos resultados experimentais, em que trabalhei de forma conjunta com o João França, sob supervisão do professores Allan Cupertino e Heverton Pereira.” E William visualiza um futuro promissor para o projeto premiado. Segundo ele “Os resultados obtidos para esta proposta vão auxiliar no desenvolvimento da minha tese de doutorado, uma vez que esse tópico é extremamente relevante: emulador para testes de um sistemas de armazenamento baseado em baterias. Ele finaliza falando da importância do prêmio: “Fico muito satisfeito pelo reconhecimento internacional do trabalho que eu e o João França desenvolvemos, com a certeza de que novos frutos serão colhidos em breve.”
O Gerente do Gesep, Prof. Allan Cupertino, descreve um pouco mais da origem da proposta: “A principal motivação de trabalhar neste projeto é o alto custo de um protótipo de conversor multinível, o que muitas vezes nos impediu de validar experimentalmente nossas ideias. Emular perfis de tensão e corrente foi algo que desenvolvi no meu mestrado, quando desenvolvi um emulador de arranjos fotovoltaicos.”
Ele lembra também das primeiras conversas com a dupla: “Quando conversamos a respeito desta ideia, o João França e o William a abraçaram. Trabalhar com eles é muito prazeroso, visto que eles são bastante focados e extremamente preocupados com a qualidade. Acho que estes foram ingredientes fundamentais para o sucesso deste projeto.”
Como mensagem final o Prof. Allan Cupertino destaca que: “Vejo muito potencial da nossa proposta para empresas que têm interesse em desenvolver sistemas de armazenamento de energia modulares. Como próximos passos, esperamos usar o Reliabat para avaliar a degradação de baterias em função do perfil de corrente e o efeito da ondulação de corrente de baixa frequência em baterias de chumbo ácido e de lítio. Para mim, esta conquista é muito especial, pois marca a transição do GESEP e do LEACOPI para a área de armazenamento de energia por bateria, que começa com maestria.”