Gesep refaz a trajetória de sucesso de Santos Dumont e faz história na França

Postado em 01/nov/2019

A equipe GESEP esteve presente na 30th European Symposium on Reliability of Electron Devices, Failure Physics and Analysis, realizado na cidade de Toulouse, França nos dias 23-26 de Setembro.

WhatsApp Image 2019-10-16 at 07.57.37

 

WhatsApp Image 2019-10-16 at 07.57.36

O evento ocorreu no Centre de Congrès Pierre Baudis e envolveu pesquisadores do mundo todo com estudos na área de qualidade e confiabilidade de materiais, dispositivos e circuitos para micro-, nano- e optoeletrônica. Representado pelos Gerentes Heverton Augusto Pereira e Allan Fagner Cupertino, o GESEP publicou quatros trabalhos no ESREF 2019, fruto de parcerias com as universidades UFMG, UFSM, CEFET-MG e AAU, intitulados:

  • Impact of the Mission Profile Length in the Lifetime Prediction of PV Inverters;
  • Adaptive dc-link voltage control strategy to increase PV inverter lifetime;
  • Redundancy Design for Modular Multilevel Converter based STATCOMs;
  • Benchmarking of Capacitor Power Losses Calculation Methods for Wear-Out Failure Prediction in PV Inverters.

Na oportunidade, os gerentes do GESEP, além de apresentarem os trabalhos desenvolvidos na gerencia, conheceram o Laboratório de Plasma e Conversão de Energia ( LAPLACE ) e refizeram os passos da trajetória do aviador Santos Dumont na cidade de Tolouse. O LAPACE é um laboratório do Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), operado em conjunto pelo CNRS, pela Universidade de Toulouse e pelo Instituto Nacional de Politécnica de Toulouse, que desenvolve importantes estudos sobre plasmas tecnológicos e suas aplicações.

O GESEP, mais um ano, marca presença no ESREF, consolidando sua politica internacional de abrangência dos seus estudos, resultado de seus trabalhos de alto impacto.

O depoimento do especialista João Marcus, autor do trabalho: “Adaptive dc-link voltage control strategy to increase PV inverter lifetime” revela a satisfação e sensação de dever cumprido em ter um trabalho aceito em um dos maiores simpósios do mundo na area de engenharia elétrica: “Ter um artigo aceito num dos principais simpósios, se não o principal, de confiabilidade de dispositivos eletrônicos mostra que o trabalho está sendo bem desenvolvido. A cooperação entre os especialistas do GESEP e pesquisadores da UFMG foi fundamental para que o trabalho fosse bem visto pela sociedade científica de Eletrônica de Potência. Foi muito prazeroso trabalhar com todos os envolvidos!”.