Gesep completa 9 anos de Pesquisa, Inovação e Amizades

Postado em 19/set/2019

Gesep 9 anos

Gesep 9 anos

Baseado na tradição de celebrar as conquistas, a equipe de especialistas Gesep comemorou 9 anos com o time completo e também com colaboradores que hoje brilham no cenário empresarial. Especialistas de Belo Horizonte, Florestal, Conselheiro Lafaiete, Ubá, Coimbra e Viçosa se reuniram na sede do Gesep, na cidade de Viçosa no dia 1 de setembro de 2019.

O Prof. Allan Cupertino lembra com grande emoção que: “em dezembro de 2010, quando eu ainda era um aluno de graduação procurando por atividades extracurriculares e o Heverton, meu professor na época, me convidou para estagiar no GESEP. Eu ainda não tinha decidido o que eu queria para minha carreira, mas carregava um sonho, o sonho de talvez um dia me tornar professor. Ao passo que fui desenvolvendo minhas atividades, me apaixonei pela pesquisa simplesmente porque ela me proporcionava aprender o que não estava nos livros. O sentimento que eu tenho é que eu cresci junto com o laboratório, não só em tamanho e intelectualmente, mas também em nível de amadurecimento. Depois de quase 9 anos, me sinto orgulhoso de ser coordenador das pesquisas na área de Conversores Modulares Multinível, mesmo sendo professor lotado no CEFET-MG. E eu não tenho dúvida, nossa capacidade de cooperação e dedicação a distância é o nosso maior diferencial. Portanto, quando alguém pergunta: ‘’O que é o GESEP?’’ eu costumo responder com um enorme sorriso: ‘’O GESEP já foi uma pequena sala, o GESEP já foi um grupo de estudos… hoje o GESEP é uma filosofia de trabalho!’’. Parabéns GESEP pelos seus 9 anos de existência!”

O Prof. Erick descreveu os 9 anos do Gesep com as seguintes palavras: “É incrível como já se passaram 9 anos desde a criação do GESEP. A minha participação no grupo começou em 2011, então eu não fiz parte do grupo fundador, mas a convite do meu grande amigo e colega de turma Allan, pude acompanhar o crescimento e desenvolvimento do grupo ao longo desses anos. Lembro até hoje daquela salinha no DEL, com 3 computadores e uma mesa. Não tínhamos muitos recursos, mas o que o prof. Heverton nos prometeu não era dinheiro, era conhecimento. E vontade nós tínhamos de sobra para trabalhar. Olhar para trás e ver o tanto que nós evoluímos é o que me motiva diariamente a continuar a trabalhar pesado para que as conquistas continuem a vir. Ainda estamos longe de onde queremos chegar, mas com certeza já caminhamos bastante desde quando começamos. É uma grande honra fazer parte desse time e poder crescer junto com o grupo. Obrigado a todos os colegas de trabalho que já passaram por aqui e aos que trabalham atualmente no laboratório. O GESEP só é o que é por causa de vocês. Feliz 9 anos de aniversário!”

Já o empresário Adriano da Silva Antônio, fundador da GAP Engenharia, e ex-presidente do Gesep, descreve  que “os trabalhos que desenvolvi na Gerência de Especialistas em Sistemas Elétricos de Potência (GESEP), além de contribuir nos conhecimentos e experiências que adquiri durante a minha vida acadêmica, me desenvolveu características que ainda utilizo no mercado trabalho, como posso exemplificar a capacidade de trabalhar em grupo, redigir documentos técnicos, gerenciar e elaborar projetos nas diversas áreas de atuação do engenheiro eletricista, além de me relacionar com pessoas das diversas áreas do conhecimento. Entendo ainda, que após a minha saída do GESEP, o grupo se desenvolveu de forma satisfatória, ofertando cursos para a sociedade e qualificando ainda mais os profissionais que ali estão presentes, seja na formação de mestres, doutores ou nos trabalhos que vêm sendo publicados ou desenvolvidos.”

Segundo o Prof. Heverton Pereira: “Foi mais um momento especial na história tão curta do Gesep, ver como o grupo tem evoluído diante dos desafios é muito motivador. Hoje conseguimos publicar trabalhos nas principais revistas do mundo, muitos especialistas estão finalizando o doutorado e agora temos fortalecido parcerias com empresas que buscam por evoluções na área de energia solar fotovoltaica. Os próximos anos prometem!”.