8ª Edição do curso de energia fotovoltaica acontecerá em Dezembro de 2017

Postado em 06/out/2017

Estão abertas as inscrições para a quinta edição do curso de energia solar fotovoltaica do GESEP/DEL da Universidade Federal de Viçosa.

O curso será realizado nos dias 16 e 17 de dezembro, no Departamento de Engenharia Elétrica.

Serão abordados os seguintes temas:

1. Matriz energética / Conceitos fundamentais da Energia Solar.
  2. Noções de geometria solar, irradiância e insolação.
  3. Funcionamento das células e módulos fotovoltaicos e suas características técnicas
  4. Componentes básicos de sistemas fotovoltaicos isolados.
  5. Aplicações de Sistemas Fotovoltaicos Isolados / Operação e Manutenção.
  6. Projeto de sistemas fotovoltaicos Isolados.
  7. Resolução 482/687 da ANEEL, solicitação de acesso à rede e requisitos técnicos das concessionárias.
  8. Componentes dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede (grid-tie): painéis solares, inversores e dispositivos de proteção.
  9. Análise do local da instalação, sombreamento
  10. Dimensionamento de sistemas conectados à rede elétrica (grid-tie).
  11. Análise da viabilidade econômica de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede elétrica.
  12. Aplicações e instalação física.

As inscrições podem ser realizadas pelo site:

Vídeo de divulgação no link:

Vídeo de divulgação

AVALIAÇÕES DOS ALUNOS

“Ótimo curso com instrutores capacitados e dispostos a responderem as nossas dúvidas. Achei tudo muito bem organizado: horários definidos, práticas feitas durante o curso bem elaboradas e que complementam as aulas. Foi possível ter ótimas noções sore projetos de energia solar fotovoltaica conectado à rede.”

Nathália dos Santos Gualberto

“O curso é excelente! Apesar do pouco tempo de curso, os professores são extremamente preparados e pacientes. Além disso, as aulas práticas alternadas com as teóricas ajudam muito.”

Igor Donzeles

“Um curso muito bom para estudantes e profissionais que desejam conhecer mais ou atuar profissionalmente na área de energia fotovoltaica.”

Dyan M. Santiago

“Eu comecei este curso com um conhecimento muito pequeno. Saindo daqui, minha mente está mais aberta para vários aspectos da produção fotovoltaica..”

Thomas Vargas