Postado em 11/fev/2020
O trabalho intitulado “High Performance Simulation Models for ES-STATCOM based on Modular Multilevel Converters”, fruto da parceria realizada entre as instituições: UFV, CEFET-MG, UFMG e Aalborg University, foi aceito para publicação no periódico IEEE TRANSACTIONS ON ENERGY CONVERSION, avaliada com Qualis A1.
O estudo da integração de um ES-STATCOM (do inglês, Energy Storage – Static Synchronous Compensator) baseado em conversores modulares multiníveis (MMC, do inglês Modular Multilevel Converter) em um complexo sistema elétrico de potência (SEP) composto por conversores eletrônicos de potência, sistema de transmissão, fontes renováveis, transformadores, entre outros, requer um alto nível computacional. Desta forma, o trabalho apresentou diferentes modelos de ordem reduzida da topologia MMC ES-STATCOM com intuito de analisar as respostas dinâmicas e tempo de processamento de cada um destes modelos no SEP. Os resultados revelaram que os modelos ALA (do inglês, Arm-level Averaged) e VSM (do inglês, Voltage Source Model) apresentaram uma alta similaridade entre as variáveis de saída além de uma redução significativa do tempo de processamento.
Para o especialista William Amorim, o trabalho envolveu um grande esforço entre os autores para obter todos os resultados apresentados no trabalho, devido a necessidade de estudo da performance da topologia MMC – ES-STATCOM em um sistema elétrico de potência. Os esforços foram desde a implementação dos modelos computacionais, até as formas de análise comparativa. Por fim, a publicação do trabalho em uma revista de alto impacto no meio acadêmico coroou os esforços de todos os autores.
Para conferir o trabalho completo, clique aqui.